“O desporto consegue unir as pessoas como mais nenhuma atividade. O desporto pode fazer surgir esperança onde havia desespero. O desporto elimina os obstáculos raciais. O desporto ri da discriminação. O desporto fala às pessoas numa linguagem que todos podem compreender.”
Nelson Mandela
Na visão da direção do clube de futebol «Os Armaceennses» a vertente social do clube toma uma dimensão maior quando a responsabilidade de oferecer oportunidades para todos praticarem desporto. Desde crianças a Jovens, passando pelo adolescente e adultos e terminando na população mais envelhecida. Com capacidade de oferecer um serviço tendencialmente gratuito para todos.
A Determinação do Clube é também a responsabilidade com a comunidade. Com as famílias, as minorias e a inclusão dos cidadãos em risco de exclusão social. Este conjunto de equipamentos sociais são preponderantes para a melhoria significativa da qualidade de vida de todos os Armacenenses.
O desenvolvimento do desporto de massas e o seu lugar na sociedade moderna é uma questão atual de grande importância. A popularização da cultura física, do desporto e do estilo de vida saudável desempenha um papel importante na sociedade de qualquer país. O desporto de massas é a base do desporto profissional, a condição de perfeição física das gerações mais jovens. O desporto profissional permite, através da identificação das oportunidades e capacidades individuais de cada pessoa numa determinada área de atividade desportiva (através de uma maior especialização e individualização do processo de treino), alcançar o máximo, registar resultados desportivos. Recordes no desporto profissional, ganhando os eventos desportivos oficiais internacionais, nacionais e outros, cria um incentivo moral para o desenvolvimento do desporto de massas.
Com a criação de um Parque Desportivo Comunitário estamos a promover a mobilidade social e três eixos:
- Desporto
- Família
- Comunidade
O desporto é considerado um instrumento de mudança social significativo e consegue chegar a inúmeras pessoas. O desporto consegue, de facto, unir pessoas com estilos culturais e sociais completamente distintos. O papel do jogo como função social e a forma de como o jogo exerce uma grande influência na comunidade.
O jogo ao estar enraizado na cultura e na sociedade, assume um papel de extrema importância para qualquer indivíduo na construção de relações sociais. Uma vez que funciona como uma “fuga” da realidade, permite às pessoas obter uma grande satisfação e extrair um grande prazer ao praticar uma dada atividade, conseguindo abstraírem-se de qualquer fenómeno problemático da vida quotidiana.
Para além da sua importância a nível social, cultural e pessoal, o jogo adquire também um papel vital a nível da formação e da educação das pessoas, estando inserido em métodos de aprendizagem para os alunos melhorarem a lógica e o raciocínio através de atividades físicas e mentais que estimulam todos os processos afetivos, cognitivos, sociais, morais, culturais e linguísticos.
O jogo é, assim, uma atividade especial que consegue mover um conjunto enorme de pessoas. Consegue enfeitiçar-nos porque nos entregamos a ele e é através do jogo que expressamos tudo o que sentimos.
Após realçar o papel do jogo, torna-se imperial analisar o papel do desporto como fator de mudança social e consegue-se compreender que o desporto é algo útil para a nossa vida e que as pessoas o praticam cada vez mais com regularidade e que assume um impacto significativo nos media e na sociedade.
Para além de uma estratégia interna do clube, a nossa visão é ir além dos nosso projetos próprios e apoiar outros projectos sociais/desportivos de inclusão que vão ao encontro da missão do clube e na partilha de valores similares:
Neste Sentido O Clube de Futebol «Os Armacenenses» apoia dois projectos na área da inclusão:
Desporto Adaptado - Liga Futebol Pela Inclusão
O Desporto Adaptado é um projeto idealizado pela Apexa que em parceria com o Clube de Futebol os Armacenenses foi concebido com o objectivo de implementar modalidades desportivas para pessoas com e sem deficiência, permitindo a igualdade de oportunidades no que diz respeito ao livre acesso ao desporto e, de igual modo, promover a interação e integração de pessoas com deficiência na comunidade. Esta valência consiste na intervenção especializada em pessoas com e sem deficiência, com vista à reabilitação, treino de capacidades, desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis e integração social.
Destina-se a crianças, jovens e adultos com e sem deficiência, a partir dos 7 anos, nas modalidade desportiva DDE Futebol Adaptado.
Ver Projeto aqui
Projecto Flamingo
O Projeto FLAMINGO tem como Missão prestar apoio a Pessoas com Necessidades Especiais residentes no Concelho de Silves. Seguindo as linhas orientadoras da sua entidade promotora APEXA, pretende dar soluções a estas pessoas, que permitam a sua integração na sociedade e melhorem significativamente a sua qualidade de vida.
Após a cedência da Antiga Escola Primária de Vale de Margem à APEXA - Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve, pelo Município de Silves, tornou-se bastante claro que o município ansiava por uma resposta social urgente, e é nesse sentido que é criado o Projeto FLAMINGO.
Objectivos
Dada a tendência da população do Concelho de Silves para o isolamento e também para o envelhecimento, especulamos com base no relatório do Censos 2001 que a população com deficiência em residente no conselho de Silves neste momento seja de aproximadamente 2660 pessoas. Devido a este facto é óbvia a necessidade urgente de intervenção e criação de mais estruturas de apoio, no seio desta população carenciada. Segundo o Diagnóstico Social da Rede Social de Silves - os principais problemas existentes na população com deficiência do Concelho de Silves são o Desemprego e Dificuldade de Locomoção, pelo que até ao momento nos parece pertinente a intervenção nas Áreas do Empreendedorismo Social e das Acessibilidades.
Ver Projeto aqui